Como fazer um roteiro de viagem infalível Como fazer um roteiro de viagem infalível

Como fazer um roteiro de viagem infalível: veja 7 dicas para não errar nesse momento

8 minutos para ler

Viajar com certeza é uma das atividades favoritas de qualquer pessoa. Tirar alguns dias de descanso e poder passear por lugares agradáveis e interessantes é uma das melhores sensações que podemos experimentar na vida.

Porém, antes da viagem de fato, é necessário fazer todo o planejamento desses dias para que eles sejam muito bem aproveitados. Essa parte pode ser empolgante para alguns, mas desanimadora para outros.

Por isso, hoje trouxemos 7 dicas sobre como fazer um roteiro de viagem infalível e de uma forma fácil. Fique com a gente e confira!

1. Defina as datas de ida e volta

O primeiro passo não poderia ser outro: definir as datas de ida e volta da viagem. Escolhê-las com antecedência faz com que as chances de imprevistos sejam menores.

Caso seja uma decisão de última hora, também não tem problema. O importante é seguir todas as etapas do planejamento.

Pois bem, caso você tire férias ou pegue alguns dias de folga, lembre-se de deixar tudo acertado no seu trabalho e pedir com uma antecedência de pelo menos três meses, pois alguém também pode escolher o mesmo período e complicar a sua viagem. Além disso, caso decida por uma data muita procurada, como o réveillon, é importante definir o quanto antes.

Pense nos períodos do ano em que você prefere viajar e nas melhores épocas para o tipo de viagem que escolha fazer. Opte por viajar para a praia no verão, por exemplo.

Calendário em cima da mesa | Foto Premium

Com essa data definida, escolha os dias da partida e da chegada. Suponhamos que você tire 10 dias de férias. Talvez você prefira deixar o primeiro dia para finalizar os últimos detalhes, viajar no segundo, ficar durante sete dias no destino e aproveitar os dois últimos para descansar.

Tente organizar da forma que fizer mais sentido para você.

2. Escolha o local

Com as datas definidas, é hora de definir o destino e o local de estadia. Em épocas de desvalorização do real (comparado ao euro e dólar, por exemplo), uma viagem dentro do Brasil ou para países vizinhos na América do Sul — como Uruguai, Argentina e Peru — pode ser uma ótima escolha.

Já pensou em conhecer as praias do norte de São Paulo? Ou quem sabe algumas praias desertas? O que dizer das cidades históricas de Minas Gerais? O friozinho do sul do país também não é uma má ideia.

Seja qual for o seu destino, pense em qual clima mais agrada você, a época do ano mais adequada e quem te fará companhia nessa aventura. Caso vá com crianças, um lugar mais calmo pode ser a melhor escolha. Caso vá sozinho ou de casal, talvez convenha conhecer uma região mais animada.

As melhores dicas para montar um roteiro de viagem inesquecível

Depois de analisar todas as opções e definir para onde vai, comece a pensar na sua estadia. Prefere ficar em hotéis ou pousadas?

Caso não tenha companhia, ficar em um hostel pode ajudar a conhecer outras pessoas mais facilmente. Outra opção é alugar uma casa ou apartamento pelo Airbnb. Por fim, tente olhar pacotes em sites de viagem, como o Decolar.com, e procure por promoções, especialmente aquelas em que você possa usar suas milhas para fazer uma compra.

3. Confira as opções de transporte

Definir o meio de transporte é essencial no processo de fazer um roteiro de viagem. Dependendo do destino, a forma mais viável para se deslocar é o avião. Mas, caso sua viagem não seja tão distante, é válido considerar outras formas, como ônibus ou carro.

Em algumas épocas do ano as passagens de avião e ônibus podem ter um preço muito mais alto. Por isso, o Buser pode ser uma boa saída. Na empresa, a sua primeira viagem é grátis (você paga apenas a volta).

As viagens de ônibus são ideais para quem quer economizar um pouco e ainda te oferecem a possibilidade de descansar na volta — isso pode ser muito útil caso você tenha que trabalhar logo no dia seguinte à viagem e não queira ficar horas dirigindo.

Descubra como fazer um roteiro de viagem | Freesider

Já se você é daquelas pessoas que adoram viajar de carro, analise todas as opções. Você pode preferir alugar um automóvel ou, caso tenha o seu próprio, avalie se ele é seguro e faça todas as revisões necessárias antes de colocar o pé na estrada. Por último, não esqueça de montar aquela playlist sensacional para o trajeto.

4. Compre tudo com antecedência

Em uma viagem, sempre queremos aproveitar o máximo possível e, para isso, ir aos pontos turísticos de cada lugar é essencial. Vários lugares podem cobrar pela entrada, então, tente comprar tudo com antecedência (além da estadia e do transporte).

Caso queira ir a eventos — como festas, shows, apresentações, partidas de futebol, etc. —, fique de olho e tente comprar assim que as vendas começarem. Isso faz com que você encontre os melhores preços e evite a frustração de se deparar com um aviso de “ingressos esgotados”.

Em caso de bares e restaurantes, alguns disponibilizam cupons que podem ser adquiridos com um preço muito camarada alguns meses antes.

5. Pesquise todos os detalhes sobre a região

Agora uma parte muito importante quando pensamos em como fazer um roteiro de viagem: a pesquisa sobre a região.

Provavelmente você vai querer conhecer tudo que estiver por perto e descobrir todas as atrações que o local pode oferecer.

Então, procure saber pontos turísticos ao redor de onde você vai. Por exemplo: é difícil imaginar uma viagem para Porto Seguro sem dar uma passadinha em Arraial d’Ajuda. Aproveite para visitar as belezas por perto e desfrutar por completo a sua viagem.

Além disso, use as redes sociais a seu favor e pesquise os melhores bares e restaurantes da região (caso queira curtir a noite, procure também as casas de shows).

No Instagram você consegue acompanhar a página de cada lugar e já ter uma noção de como é cada um, a distância de onde você vai estar e todas as demais informações que precisar.

6. Faça o seu cronograma

Pode ser que nem tudo saia como o planejado, mas fazer um cronograma antes é primordial. Tente definir as suas atividades e os locais que vai visitar em cada dia de viagem.

Você pode adaptar o roteiro ao longo dos dias, se for necessário, mas ter uma ideia sobre quais lugares conhecer é importante.

Alguns pontos turísticos podem não abrir todos os dias e, para evitar surpresas, pesquise sobre essas programações antes e coloque-as no seu cronograma.

Esse planejamento também será muito útil para que você faça uma média de quanto vai gastar por dia e por passeio.

Lembre-se de levar um dinheiro extra (além do planejado), tente dividi-lo em diferentes lugares (em caso de dinheiro em espécie) e, se possível, conte também com cartão de crédito.

Ter várias formas de pagamento é importante, mas, aqui vai uma dica extra: priorize fazer todos os pagamentos antes da viagem. Isso evita que você continue pagando durante meses por algo que já fez.

Em vez disso, já comece a programar a próxima. Essa regra também vale caso você pegue folga no seu trabalho — opte por fazer horas extras antes.

7. Pense no conteúdo da mala com antecedência

Mala pronta pronta para viagem | Baixar fotos gratuitas | Malas prontas,  Fotos gratuitas, Ideias para cartaz

Muitas pessoas deixam para fazer a mala apenas no dia anterior à viagem. Isso pode ser um erro grave. Deixando para a última hora, você corre o risco de perceber que não tem alguma coisa que precisa levar.

Já pensou em viajar para a praia e não ter a roupa de banho? Você pode até comprar quando chegar ao local, mas isso tomará seu precioso tempo por lá e vai acarretar em um custo extra.

Por isso, pense em todos os lugares que você vai conhecer e em todas as peças de roupa e objetos dos quais precisará — se for passar o réveillon, por exemplo, já providencie o seu modelito branco para curtir a festa.

Fazer uma lista com tudo que você deve levar também é uma boa ideia. A última dica é que você comece a montar a sua mala alguns dias antes e a complete de acordo com aquilo que lembrar que está faltando.

Aprendeu mais sobre como fazer um roteiro de viagem infalível? Seguindo essas etapas você aumenta (e muito) as chances de ter um momento inesquecível e evita possíveis problemas. Afinal, você merece aproveitar muito o seu tempo.

Gostou do nosso artigo? Tem mais alguma dica que não pode faltar durante o planejamento? Então, comente com a gente!

Posts relacionados

Deixe um comentário