Filmes de viagem: conheça 9 que você não pode deixar de ver

7 minutos para ler

Muitas vezes sentimos vontade de viajar, mas nem sempre isso é possível. Em época de pandemia, por exemplo, conhecer novos lugares pode ser ainda mais difícil. Por isso, para matar a saudade de passeios e lugares podemos recorrer aos famosos filmes de viagem.

Saber mais sobre outras cidades e países pode servir para diminuir a curiosidade sobre determinada região e, até mesmo, ajudar no planejamento para as próximas férias. Afinal, quem nunca viu imagens de um lugar e ficou com vontade de conhecê-lo? Pensando nisso, preparamos este conteúdo com sete dicas de filmes. Não deixe de ler e, depois, assisti-los!

1. Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York

Foto de Joe Pesci - Esqueceram de Mim 2 - Perdido em Nova York : Foto  Daniel Stern, Joe Pesci, Macaulay Culkin - AdoroCinema

Para começar a nossa lista, um clássico: Esqueceram de Mim 2. A saga de Macaulay Culkin, que interpreta o esperto Kevin McCallister, é um filme nostálgico. Ele traz recordações do gostinho da infância e, ainda, nos faz entrar no delicioso clima natalino.

Se você nasceu antes dos anos 2000, provavelmente já assistiu a essa obra cinematográfica. Caso ainda não tenha visto, não perca mais tempo e entre nessa aventura!

Na história, o pequeno Kevin se vê, novamente, perdido e longe de seus pais. Em uma viagem com a sua família para a Flórida, ele se desencontra de todos no aeroporto, após uma confusão, e embarca sozinho para Nova York.

Na maravilhosa cidade americana — que tem um clima mágico no Natal —, o garotinho consegue se hospedar no Hotel Plaza e faz de tudo para atrapalhar os planos de dois ladrões conhecidos por ele. Já pensou em como isso vai acabar?

2. Antes de Partir

Antes de partir – um filme sobre tudo o que é importante na vida

Aqui trouxemos uma história que não poderia faltar em uma lista de filmes de viagem: Antes de Partir. A trama mostra o encontro de dois homens com câncer terminal e pouco tempo de vida. Carter Chambers e Edward Cole, que são interpretados por Morgan Freeman e Jack Nicholson, respectivamente, têm vidas muito diferentes, mas o mesmo destino.

Carter é um mecânico, que está há 46 anos na profissão, e Edward é um rico empresário. Por causa da doença, os dois acabam juntos no mesmo quarto do hospital — que, por sinal, o dono é o Edward — e fazem uma grande amizade.

Antes de morrer, Carter fez uma lista com os desejos que ainda quer realizar e, com a companhia de Edward, eles fogem do hospital para viajar pelo mundo e seguir o roteiro programado nos últimos meses de vida. O filme é uma ótima oportunidade para você se emocionar e conhecer vários lugares.

3. Forrest Gump – O Contador de Histórias

Forrest Gump: O Contador de Histórias – Cartografias

Interpretado por Tom Hanks, Forrest Gump é um homem simples, nascido no Alabama, que viveu momentos históricos dos Estados Unidos. Sentado em um banco de uma praça, ele conta toda sua trajetória e todos os lugares pelos quais passou.

Alguns dos casos que ele conta durante a trama são:

  • guerra do Vietnã;
  • caso Watergate;
  • encontro com os Panteras Negras;
  • menção ao surgimento da AIDS.

Além disso, o filme também mostra quando Gump resolveu correr por todo o país, que é inspirado em fatos reais. O fato aconteceu em 1982, quando Louis Michael Figueroa correu de Nova Jersey a São Francisco para mostrar seu apoio à luta contra o câncer.

Forrest Gump é uma ótima pedida para quem quer conhecer mais sobre a história e os lugares dos Estados Unidos. Ele é tão importante para o país que hoje se encontra na Biblioteca do Congresso de lá.

4. Diários de Motocicleta

Diários de motocicleta – Viajento

Como falar de filmes de viagem sem citar o “Diários de Motocicleta”? A trama, baseada em fatos reais, é inspirada nos diários de viagem de Ernesto Che Guevara. Ele, que estudava medicina em 1952, decidiu viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado e sua moto.

Após oito meses, o veículo estraga e eles são obrigados a seguir o trajeto por meio de caminhadas e caronas. O filme mostra belas imagens do Chile, Argentina, Peru, Colômbia e Venezuela.

5. Comer, Rezar, Amar

Em Comer, Rezar, Amar, Javier Bardem é tão brasileiro quanto eu sou armênio

A personagem de Elizabeth Gilbert, interpretada por Julia Roberts, é uma fonte de inspiração para muitas pessoas que assistem ao filme “Comer, Rezar, Amar”.

Após vários problemas em seus relacionamentos amorosos, Elizabeth resolve largar o marido, amigos e o bom emprego para priorizar a sua felicidade e o autoconhecimento.

Em busca de viver novas experiências em lugares diferentes por um ano inteiro, ela conhece Itália, Índia e Bali, que proporcionam lindas imagens para os espectadores.

6. Mamma Mia!

Mamma Mia! mergulha novamente no universo do ABBA em retorno triunfal -  SetCenas

Com o cenário paradisíaco da ilha de Kalokairi, o filme “Mamma Mia”, que é inspirado nas canções do grupo pop sueco ABBA, é uma ótima oportunidade para ver cenas da Grécia.

Na trama, Sophie está prestes a se casar e deseja saber quem é seu pai. Para isso, ela envia convites para três ex-namorados de sua mãe: Sam, Harry e Bill. Eles saem de diferentes locais do mundo para reencontrar Donna, mãe de Sophie e o amor de suas vidas. Ficou curioso para descobrir esse mistério?

7. Central do Brasil

Resumo e análise do filme Central do Brasil (Walter Salles) - Cultura Genial

Na nossa lista de filmes de viagem não poderia faltar um nacional. “Central do Brasil” é um clássico e, em 1999, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, perdendo para “A Vida é Bela”.

O longa-metragem conta a história de Dora, interpretada por Fernanda Montenegro, que trabalha escrevendo cartas para analfabetos no centro da cidade do Rio de Janeiro (na estação Central do Brasil). Ela, então, encontra Josué, um pequeno garoto que perdeu a mãe atropelada e tenta achar seu pai.

Com isso, Dora resolve ajudá-lo em sua missão e os dois colocam o pé na estrada, descobrindo diferentes lugares no interior do Nordeste brasileiro.

8. Casa Comigo?

Casa comigo? | Netflix

Se quiser conhecer um pouco mais sobre a Irlanda, o filme “Casa Comigo?” é uma excelente pedida. A protagonista, Anna, decide viajar até o país, no dia 29 de fevereiro, para pedir o namorado, Jeremy, em casamento. De acordo com a tradição irlandesa, um homem não pode recusar esse pedido nessa data.

Porém, Anna encontra muitas dificuldades para chegar ao seu destino, em Dublin — capital da Irlanda. Para isso, ela precisa contar com a ajuda e os serviços de Declan, que é dono de uma hospedaria e que é pago para levá-la até o local.

Entretanto, ao longo do caminho eles passam por vários problemas e situações difíceis. Como recompensa, os belos pontos turísticos da Irlanda aparecem para amenizar os percalços.

9. Meia-noite em Paris

Meia Noite em Paris: cenários românticos e boêmios do filme - Vontade de  Viajar

O roteirista e escritor de Hollywood Gil (interpretado por Owen Wilson) é apaixonado por Paris. Certo dia, ele viaja com a sua noiva, Inez, e os pais dela, John e Helen, para a cidade francesa.

Por lá, Gil descobre grandes mistérios da madrugada parisiense e começa a questionar os rumos de sua vida, já que sempre admirou os grandes escritores americanos e sonha em também ser reconhecido.

Agora que você conhece alguns filmes de viagem e os lugares que são mostrados por eles, aproveite para escolher qual você verá primeiro. Quem sabe não é o primeiro passo para visitar o seu lugar dos sonhos?

Gostou do artigo? Quer ver mais dicas sobre viagem como essas? Então, siga a nossa página no Instagram e fique por dentro de tudo!

Posts relacionados

Deixe um comentário