Melhores lugares para acampar: Imagem de uma fogueira em primeiro plano, com uma barraca, violão e cadeira ao fundo durante o pôr do sol Melhores lugares para acampar: Imagem de uma fogueira em primeiro plano, com uma barraca, violão e cadeira ao fundo durante o pôr do sol

Descubra quais os melhores lugares para acampar no Brasil

8 minutos para ler

Encontrar os melhores lugares para acampar não é uma tarefa muito difícil. São apenas alguns os pontos que precisamos observar para encontrar uma região perfeita. 

Muita gente já acampou ou sonha em dormir numa barraca pelo menos uma vez na vida. A experiência de fazer uma aventura como essa é inesquecível, principalmente para quem busca uma viagem única com a família, amigos ou parceiros. 

O que acontece nessas horas, é que muitas vezes quem busca a atividade do acampamento deixa de analisar alguns pontos importantes, acaba perdendo boas oportunidades e até coloca em risco a própria vida. 

Dessa forma, preparamos o texto a seguir para ajudar você a definir as principais questões que envolvem um acampamento e apresentar os melhores lugares do Brasil para a prática. Acompanhe a leitura. 

Como encontrar os melhores lugares para acampar?

Ir para o meio do mato e descansar é uma atividade que muitas pessoas têm vontade de realizar. Porém, ela precisa estar cercada de alguns cuidados para que a experiência seja a melhor possível. Assim, você pode reduzir a chance de ter imprevistos e aproveitar bem o acampamento.

Primeiramente, caso não tenha experiência de nada adianta apresentarmos os melhores lugares para acampar. O ideal é sempre estar acompanhado de alguma pessoa que tenha um certo domínio sobre a atividade. Afinal, estamos falando de ir para o mato, montar uma barraca, fazer fogueira, se alimentar, etc. 

Saiba o que você quer com o acampamento

O que precisamos ter em mente nesse momento é que cada lugar tem suas características, paisagens, formas de vegetação, etc.

Não tem como simplesmente dizer o que você deve ou não fazer, apenas dar algumas dicas para facilitar a sua pesquisa. Em todos os pontos é preciso observar o que você deseja com o acampamento. 

Podemos começar com a busca por uma região agradável para o seu repouso. O ideal é que seja um espaço com fácil acesso, sem muitos desafios ao longo da trilha e, de preferência, um ponto relativamente próximo da cidade. Caso esteja disposto a uma aventura maior, sem dúvida o leque de opções aumenta. 

Avalie a possibilidade do camping

Para uma primeira experiência, existe uma prática conhecida como camping, na qual há um espaço dedicado para pessoas que desejam acampar, contando com banheiros, sinal de telefone e até estacionamento.

Vale a pena observar bem essa possibilidade. De outra forma, a busca por um local dentro da mata exigirá uma avaliação mais elaborada. 

Uma dica para quem decida fazer esse tipo de acampamento mais selvagem é realizar uma pesquisa bem detalhada sobre a região.

Existem espaços que não permitem, por exemplo, o desmatamento nem sequer de pequenas árvores, algo essencial para a sua fogueira. Outros locais têm animais que exigem uma atenção maior, etc. 

Todas essas circunstâncias podem influenciar diretamente o sucesso do seu acampamento.

Estude a geografia e a meteorologia da região

Fique atento à geografia do local. Vivemos em um país com uma variedade enorme de solos e elevações.

Antes de definir quais os melhores lugares para acampar, você precisa ter uma ideia clara de todos os pontos ao seu redor.

Em caso de chuvas, podem acontecer deslizamentos que vão prejudicar o seu caminho de ida ou volta.

Ou então, durante a noite, em uma saída para pegar mais lenha, mesmo com a lanterna, você pode correr o risco de escorregar e se machucar durante uma queda. Por isso é tão importante que consiga avaliar pelo menos essas três questões.

O que você precisa avaliar em um camping?

Melhores lugares para acampar: Imagem de uma barraca isolado em um parque com arvores distantes e grama cortada

O camping é um local ideal para quem está vivendo as primeiras experiências com acampamento. São espaços dedicados e abertos com diversas regalias que não encontramos no meio do mato. Porém, assim como na busca de um hotel, você precisa observar alguns pontos. 

Analise a estrutura do local

Todos os campings oferecem uma estrutura. Dessa forma, a nossa primeira dica é para você fazer uma pesquisa sobre o que o local oferece. Se estiver viajando com crianças, por exemplo, existem lugares com brinquedos e até piscinas para ajudar no lazer. 

Em alguns campings, você pode encontrar uma estrutura muito boa de banheiros, um espaço ótimo para barracas e até aqueles que não permitem fogueiras. 

Verifique o que você precisa levar de casa

O segundo ponto é avaliar o que é necessário levar para o espaço que você escolheu.

  • É preciso levar mini fogão?
  • Qual o tamanho máximo de uma barraca permitida?
  • O local tem mesas e cadeiras?
  • Tenho de levar equipamentos de fogo?

Esses são os principais pontos que você deve analisar antes de montar o seu kit de acampamento. 

Cheque o seu calendário

Por fim, mas não menos importante, estude muito bem a época do ano em que você viverá essa aventura. Por mais cansativos que sejam os preparativos para acampar — afinal você terá que montar toda a estrutura — você está lá com o objetivo de relaxar ao máximo e curtir a vida na natureza. 

Se fizer essa viagem em período de férias ou feriados longos, certamente sua experiência não será das melhores. Uma das desvantagens do camping, principalmente nas cidades que usam esse atrativo turístico, é justamente a superlotação dos locais de acampamento.

Os espaços viram um verdadeiro formigueiro com um enorme congestionamento de barracas. Para alguns é uma ótima oportunidade para fazer novas amizades, mas outros veem a situação como um verdadeiro tormento.

Como falamos anteriormente, avalie qual o seu objetivo com o acampamento antes de definir o local e a época do ano. 

Os 5 melhores lugares para acampar no Brasil 

Agora que você conhece algumas dicas para encontrar os melhores lugares para acampar, seja no meio do mato ou num camping, separamos algumas regiões que oferecem uma experiência única. 

1. São Roque (SP) – Morro do Saboó

Melhores lugares para acampar: Entrada do para o Mirante do Saboó

O Morro do Saboó é sem dúvida uma das melhores experiências que se pode ter ao acampar. Apesar do caminho mais cansativo e um pouco complicado, o visual do topo é algo inesquecível. Do alto você consegue observar com clareza a cidade e toda a natureza que cerca a região. 

Porém, devido à sua localização no interior de São Paulo, é muito importante que você verifique as condições do tempo antes de fazer a trilha.

A altura torna qualquer sopro em vento forte, o que pode estragar completamente a sua experiência, causando mais tensão do que relaxamento. 

2. Paraty (RJ) – Praia do Sono

Melhores lugares para acampar: Imagem aérea do litoral que foram a Praia do Sono

Uma das opções litorâneas, em Paraty está localizada a Praia do Sono. É sem dúvida uma das regiões mais belas da cidade.

A água é cristalina, a areia branca e o isolamento social é perfeito nesse local. Para quem busca uma experiência de acampamento na praia, essa pode ser a decisão perfeita.

Além disso, você ainda estará em uma das partes mais ricas culturalmente do estado do Rio de Janeiro. Então, fique tranquilo, não vão faltar atividades interessantes para fazer, tanto se estiver sozinho ou acompanhado.   

3. Carrancas (MG) – Complexo do Tira Prosa

Melhores lugares para viajar: Imagem de uma das piscinas naturais de Carrancas

Entrando agora numa sequência mineira, começamos pelo Complexo do Tira Prosa, em Carrancas. A região é um misto de cachoeiras, pequenas prainhas e muito verde.

Nesse local é possível encontrar locais para quem busca algo mais tranquilo ou até uma aventura hard core. 

A principal atração é sem dúvida a cachoeira conhecida como Véu da Noiva, com 40 metros de queda d’água, ela oferece piscinas naturais e um visual deslumbrante da serra.  

4. Serro (MG) – Milho Verde

Imagem da capelinha central da cidade de Milho Verde, junto com uma cruz e uma casa rosa ao fundo

Distrito do Serro, mas com um visual incrível, Milho Verde não poderia ficar de fora desta lista.

Essa região oferece diversas cachoeiras para serem visitadas e um vilarejo super aconchegante. Por lá você pode fazer acampamentos mais arrojados ou reservar um espaço no camping. 

Porém, por ser um local bastante movimentado, o mais aconselhável é buscar um canto no meio do mato e aproveitar a paz da cidadezinha, que também é conhecida pela qualidade dos queijos produzidos no Serro. Caso vá de carro, também vale uma passagem por Diamantina

5. Atins (MA) – Barreirinhas

Imagem dos Lençóis Maranhenses

Certamente você não deve estar ligando o nome ao local, mas Barreirinhas, no Maranhão, é a principal cidade base para quem deseja explorar os Lençóis Maranhenses.

A região conta com uma das melhores infraestruturas para os viajantes e o acesso é bem simples. Porém, por ser mais movimentada, o espaço mais aconselhável para acampar fica em Atins. 

O distrito é um pouco mais tranquilo, com uma estrutura simples, mas perfeita para quem quer descansar e se isolar do mundo. Sem contar que é uma das regiões mais paradisíacas nas quais você poderá acampar no Brasil.

Ao longo do texto vimos a importância de conseguir um bom lugar para acampar. Não é simplesmente pegar a barraca, a mochila e pegar estrada.

Você precisa avaliar, principalmente, o seu objetivo com a viagem, a estrutura do local, o acesso, a meteorologia e outros aspectos importantes para uma experiência tranquila e relaxante. 

Gostou do nosso conteúdo com a seleção sobre os melhores lugares para acampar? Continue explorando o nosso blog e confira o nosso post com 5 praias desertas no Brasil para você aproveitar com tranquilidade.

Posts relacionados

Deixe um comentário