O que fazer em Porto Seguro: conheça as belezas de toda a região

7 minutos para ler

A Bahia é um dos lugares mais visitados e queridos do Brasil. Quem deseja conhecer o estado provavelmente já se perguntou alguma vez: o que fazer em Porto Seguro? A cidade é uma das mais famosas da região e atrai turistas de todo canto do país e do mundo.

Destino certo de adolescentes que terminam o Ensino Médio, o local também oferece diversas opções para todas as idades. Além disso, alguns lugares como Arraial d’Ajuda, Trancoso, Santa Cruz Cabrália e Caraíva (que são vizinhos de Porto Seguro) são destinos imprescindíveis e encantam ainda mais os visitantes.

Quer saber o que há de tão bom assim por lá? Então, continue com a gente e leia o post até o fim!

Conheça os atrativos de Porto Seguro

São muitas opções quando falamos sobre o que fazer em Porto Seguro. Com certeza você já ouviu falar de algum ponto turístico de lá e, provavelmente, ficou com vontade de visitá-lo. Para matar um pouco a sua curiosidade, vamos apresentar os principais deles. Confira!

Passarela do Álcool

Passarela do Álcool: vivendo de bar em bar em Porto Seguro

Luz na passarela que lá vem ela! A mais famosa do Brasil, a Passarela do Álcool. Quem nunca ouviu falar, não é mesmo? Também conhecida como Passarela do Descobrimento, o local é o principal ponto noturno da cidade.

Com várias barraquinhas de artesanato, o passeio é recomendado para todos os públicos. Como o nome já diz, por lá podemos encontrar várias opções de drinks e bebidas, além de muitos restaurantes. Mas não se deixe enganar: a passarela não oferece apenas álcool. Você pode encontrar tudo o que precisar, inclusive lembrancinhas para seus amigos e familiares.

Centro Histórico

Saiba tudo sobre o centro histórico de Porto Seguro

Para quem gosta de cultura e quer saber um pouco mais sobre a história do Brasil, não pode deixar de visitar o Centro Histórico — que também é conhecido como Cidade Alta. O nome se dá porque Porto Seguro conta com uma parte “alta” e uma parte “baixa”. Na alta, antigamente ficavam concentrados os centros religiosos e políticos. Já a baixa é a região mais próxima ao cais.

No Centro Histórico os visitantes têm a oportunidade de apreciar a bela vista da cidade e de conhecer vários pontos turísticos, como:

  • Trevo do Cabral, onde há uma estátua de Pedro Álvares Cabral;
  • Marco do Descobrimento, o mais antigo do Brasil e instalado em 1506;
  • Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena, construída em 1535;
  • Museu do Descobrimento;
  •  Igreja de São Benedito, construída em (1550).

Praia de Taperapuã

Apartamento para Temporada em Porto Seguro Taperapuan, Porto Seguro –  Preços atualizados 2020

A principal praia de Porto Seguro é Taperapuã. Localizada a 6,5 km do centro, ela costuma ficar muito povoada tanto de manhã quando à noite. Esse movimento noturno se dá pela presença de barracas badaladas, como Axé Moi, Tôa Tôa e Barramares.

Caso você queira um pouco mais de sossego, o ideal é ficar afastado desses lugares, pois contam sempre com música alta e muita dança. Mas se quiser cair na farra, separe um tempinho para aproveitar esse movimento.

Além disso, Taperapuã conta com águas muito azuis e de temperatura agradável — perfeitas para dar aquele mergulho.

Visite toda a região próxima

Explorar todas as opções de uma região é sempre uma ótima pedida durante uma viagem. Por isso, vamos mostrar alguns lugares próximos para ajudar você a decidir o que fazer em Porto Seguro.

Arraial d’Ajuda

Descubra as melhores praias de Arraial D'Ajuda um paraíso brasileiro!

Não poderíamos falar de Porto Seguro sem citar o distrito de Arraial d’Ajuda. A aconchegante cidade baiana oferece diversas opções de lazer para todos os tipos de público (para quem vai sozinho, de casal ou em família).

Para chegar até lá saindo de Porto Seguro, você precisa pegar a balsa, que fica no centro (ao final da Passarela do Álcool). Depois de atravessar, é necessário um transporte até o centro ou até as praias.

As praias do Mucugê, da Pitinga e do Parracho são muito bonitas e de águas límpidas. Caso escolha ir para o centro, encontrará vários restaurantes e um clima muito agradável. Além disso, as noites em Arraial também são muito agitadas. Na rua do Mucugê, por exemplo, a diversão é garantida.

A cidade também conta com um ótimo parque aquático, o Eco Parque, que é perfeito para quem viaja com crianças e para os aventureiros de plantão. Outro passeio possível é para a Ilha dos Aquários que, além dos peixes, oferece várias opções de bares e shows. A pedida ideal para uma sexta-feira à noite!

Trancoso

Turismo e viagem para Trancoso 2020 - Férias em Trancoso

Aqui está um dos lugares com as praias mais lindas do Brasil. O distrito de Trancoso é um destino muito procurado por turistas de outros países. A chegada até lá pode ser um pouco mais difícil, já que fica a 77 km de Porto Seguro.

Mas pode ter certeza que valerá a pena! Algumas das praias, como a dos Nativos e a dos Coqueiros, são incríveis e oferecem boas opções de restaurantes. Já a praia Rio da Barra é deserta e tem um acesso mais complicado para quem está a pé (são 50 minutos andando a partir da Praia dos Nativos).

Ainda falando sobre as praias, vale um destaque especial para a do Espelho. Mesmo com um acesso nada fácil, o passeio faz por merecer a viagem. Quando a maré está baixa, o mar forma várias piscinas naturais, que refletem a imagem do céu — dando o nome ao local — e é possível contornar as falésias.

Outro atrativo de Trancoso é o Quadrado, que é o centro do distrito. No final da tarde, as belas casinhas coloridas se tornam lojas e restaurantes. Prepare-se para encontrar um lugar romântico e acolhedor.

Santa Cruz Cabrália

Por que conhecer Santa Cruz de Cabrália, na Bahia?

Pouco mais a frente de Porto Seguro encontramos a cidade de Santa Cruz Cabrália, local onde Pedro Álvares Cabral teria desembarcado quando chegou ao país.

A praia mais famosa da região é a Coroa Vermelha, que têm águas mornas e cristalinas, e uma areia muito branca. Por lá, piscinas naturais são formadas quando a maré está baixa e é possível andar uma longe distância mar adentro.

Antes de chegar na areia é possível fazer compras nas barraquinhas que ficam por lá e conhecer o lugar onde foi celebrada a primeira missa no Brasil, que é marcado por uma Cruz.

Caraíva

Caraíva! Dicas para a sua viagem a esse paraíso no Litoral Sul da Bahia

Caraíva fica um pouco mais distante de Porto Seguro — são 82 km para chegar até a comunidade. Quando atingir as margens da ilha, é necessário atravessar de canoa para o vilarejo e você terá a oportunidade de ver o encontro do rio com o mar.

Por lá, podemos encontrar um lugar muito tranquilo e rústico: todas as ruas são de areia e carros não circulam nelas. Apesar da distância, é perfeito para quem quer relaxar e se desligar da vida urbana.

Agora que você já sabe o que fazer em Porto Seguro, não perca mais tempo e já comece a fazer o seu roteiro de viagem para lá! Aproveite para conhecer toda a região e se encante com as diferenças e maravilhas de cada local.

Gostou do artigo? Quer continuar acompanhando conteúdos como este? Então, siga a nossa página no Instagram e não perca nenhum detalhe!

Posts relacionados

Deixe um comentário