Conheça as praias que são batizadas como praia de mineiro Conheça as praias que são batizadas como praia de mineiro

Quais lugares são batizados como praia de mineiro?

5 minutos para ler

Que Minas Gerais não tem mar, todos já sabem, mas, por que a expressão “praia de mineiro” é tão forte? Há quem diga que os maiores comedores de queijo do Brasil dominarão o mundo, e tudo isso ocorre em função de uma extensão territorial dominada por esse povo — mineiro adora viajar.

O bom mineiro que preze por uma viagem ao litoral, tem a tendência em escolher e repetir os lugares, criando verdadeiras raízes. Talvez por isso seja muito fácil identificar um nativo das terras montanhosas perambulando pelas areias de Marataízes ou Cabo Frio.

Falar do mineiro na praia, logo torna-se motivo de fazer piada, mas convenhamos, o comedor de pão de queijo é muito simpático e conquista a todos, seja lá onde ele estiver. Vamos relembrar as praias mais visitadas pelos mineiros? Continue a leitura para conferir!

Praias do Espírito Santo

Vamos começar por aquele estado que, para muitos, deveria ser uma extensão de Minas Gerais. Calma aí! Não estamos querendo causar polêmicas ou levantar questões políticas, mas fato é que o pessoal de Minas Gerais não sai de lá!

É muito comum caminhar pela orla de qualquer praia do Espírito Santo e ver uma camisa do Cruzeiro ou Atlético Mineiro, ou até mesmo ouvir alguém falando: “uai”, “sô” e “ocê”. Convenhamos, essas palavras sempre são ouvidas, mas alguém falar que ouviu um mineiro chamando o mar de lagoa grande é mito. 

Afinal, quais são as praias mais visitadas por mineiros no litoral capixaba? Como já foi dito, todas! Mas vamos listar algumas.  

Marataízes

Mesmo que as praias de Ubatuba sejam próximas de Minas Gerais, o mineirinho gosta mesmo é de Marataízes. É questão de amor, e com sentimentos não se discute. Localizada no litoral sul do Espírito Santo, a cidade de Marataízes é uma das mais visitadas pelos mineiros, que, inclusive, costumam comprar casas na região. 

Em Marataízes é possível encontrar o tipo de passeio ideal para todos os gostos. Seja o turista com perfil baladeiro, que encontrará o que procura na avenida Atlântica, seja uma família procurando por descanso, tendo opções como a lagoa do siri e suas diversas praias.

Piúma

Outra região queridinha dos mineiros é Piúma. Por ser uma cidade bem tranquila, Piúma atrai muitas famílias que alugam casas para passar uma temporada entre 10 e 15 dias. Se você observar bem o comportamento dessas famílias, logo identificará um pão de queijo na mão de alguém.

Um dos atrativos de Piúma é a caminhada ecológica em algumas ilhas próximas à praia principal da cidade. Se você enxergar alguma coisa azul entre as árvores, provavelmente será alguém com uma camisa do Cruzeiro, e não um pássaro.

Guarapari

A cidade com melhor estrutura para receber turistas certamente é Guarapari. Foram várias reformas em toda a extensão da famosa praia do morro ao longo de toda essa década, e tudo para receber os turistas com bastante estrutura.

Em Guarapari, podemos mesmo dizer que a praia do morro é, na verdade, a praia dos mineiros. Basta surgir um feriado que ninguém consegue transitar com tranquilidade pela BR 262, que dá acesso entre Minas Gerais e o Espírito Santo. Não tem jeito, mesmo recheado de grutas e cachoeiras em seu estado, grande parte dos mineiros preferem as praias do Espírito Santo.

Cabo Frio e região 

Ah, o Rio de Janeiro, cidade maravilhosa e um estado recheado de praias deslumbrantes! Não poderia faltar o cidadão belo-horizontino na região, não é mesmo? Seguindo o exemplo do Espírito Santo, em Cabo Frio você encontrará muitos mineiros, que se dividem entre cada lugar de acordo com os perfis. 

Aquelas famílias que gostam de alugar casas para temporada, se instalam em Cabo Frio. Já os casais preferem contemplar o mar azul de Arraial do Cabo, embalados pelo romance que aquelas águas geladas são capazes de proporcionar. Uma verdade absoluta e que precisa ser dita sobre Arraial do Cabo, é que algumas das mais belas praias do Brasil estão na região.

Outro lugar próximo a Cabo Frio e que podemos apelidar de praia de mineiro, é Búzios. Com praias paradisíacas, Búzios também é uma cidade com capacidade de receber turistas com diferentes propósitos, e a rua das pedras é o grande atrativo para quem deseja curtir a noite na cidade.

Porto Seguro

Vamos fazer um exercício rápido: se você tivesse que batizar uma praia de algum lugar como praia de mineiro, onde seria? Certamente eu responderia que esse local seria em Porto Seguro. Inclusive, já foi apontado em pesquisa sobre a preferência da maioria dos mineirinhos pela boa terra.

Sobre as praias de Porto Seguro e região, podemos destacar alguns lugares que você precisa conhecer, como:

  • Praia de Mundaí;
  • Praia de Itacimirim;
  • Praia do Espelho, em Trancoso;
  • Santa Cruz de Cabrália;
  • Praia de Coroa Vermelha.

É complicado afirmar uma preferência por qualquer praia, visto que o nosso Brasil é repleto de paraísos. Talvez seja uma junção de belas paisagens, com preços acessíveis partindo de Belo Horizonte e toda a simpatia do pessoal de Porto Seguro, que torne suas praias as preferidas dos mineiros.

Você tem um lugar preferido assim como os mineiros? Conta para a gente aqui nos comentários!

Posts relacionados

3 thoughts on “Quais lugares são batizados como praia de mineiro?

Deixe um comentário