Viagem para Gramado Viagem para Gramado

Conheça os verdadeiros encantos de uma viagem para Gramado

7 minutos para ler

Antes de mais nada, quando pensamos em planejar as próximas férias, algumas dúvidas permeiam em nossas cabeças. Qual será o próximo destino? Pensamos em uma variedade de lugares com diferentes propostas e, muitas vezes, por medo de fazer a escolha errada, acabamos escolhendo alguma praia.

Curtir uma viagem para Gramado sempre vem à cabeça, mas as dúvidas sobre o que fazer por lá acabam influenciando e, no final, as pessoas tendem a colocar outros destinos à frente.

A verdade é que a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, é maravilhosa. Opções de lazer é o que não falta e, certamente, escolher esse destino é uma ótima decisão. Pode ser uma viagem com crianças, sozinho, com amigos ou de casal. Se você quer conhecer mais sobre lá, continue a leitura e se surpreenda!

Defina a melhor época para fazer uma viagem para Gramado

Viajar é bom em qualquer época e com certeza você aproveitará a cidade de Gramado em qualquer estação, mas em alguns períodos do ano ela se torna mais atraente.

Com arquitetura europeia e um charme sem igual, o romance paira no ar no período de inverno, que é uma época muito procurada pelos turistas que decidem viajar para Gramado.

As possíveis geadas durante esse período, somadas às belíssimas pousadas e suas lareiras, contribuem para os casais que buscam por destinos românticos para passar a lua de mel.

A Páscoa também é uma data de muitas atividades em Gramado, justamente pela cidade ser considerada a terra do chocolate.

Considere uma viagem para Gramado durante o Natal Luz

Anteriormente apontamos dois períodos de alta temporada em Gramado, mas o Natal Luz precisa ganhar destaque. A cidade muda completamente nessa data com uma decoração espetacular! Cheia de luzes por todos os lados, ir para Gramado durante essa época é ter a certeza de estar em um lugar para se emocionar.

Durante os meses de outubro, novembro e dezembro existem várias programações de Natal na cidade, que inclui passeio do papai noel pelas ruas e várias atrações artísticas. 

O teatro toma conta de tudo, com shows de acendimento das luzes, muitos desfiles pelas ruas e eventos mega estruturados na beira do lago Joaquina Rita Bier — tente não se emocionar com essas atrações.

Experimente a gastronomia de Gramado

Em primeiro lugar, é impossível não pensar em gastronomia em uma viagem para qualquer lugar no Rio Grande do Sul. O estado segue a tradição de países vizinhos, como a Argentina e o Uruguai, e oferece uma combinação perfeita entre carnes e vinhos.

Além do delicioso churrasco gaúcho, vale a pena ficar de olho, também, no famoso rodízio de fondue que é servido em vários restaurantes de Gramado. Além disso, você não pode esquecer de incluir o Café Colonial em sua programação.

Acima de tudo, você provavelmente já ouviu falar sobre o famoso chocolate de Gramado. Entre as principais marcas, indicamos que você faça uma degustação dos chocolates das fábricas Florybal, Caracol, Lugano e Prawer.

Nesse sentido, depois de se deliciar com essas maravilhas, escolha algumas cestas para presentear os amigos e familiares — é certeza de que todos vão adorar!

Pensa que acabou? Você ainda precisa saber que na cidade de Ivoti, a cerca de 60 quilômetros de Gramado, onde existe uma renomada cachaçaria com o nome de Weber Haus.

Pelas lojas de Gramado você encontrará diversas opções dessa cachaça e a nossa dica é para não pensar duas vezes e comprar pelo menos uma garrafa.

Além da cachaça, reserve espaço para beber bastante vinho. Em qualquer região no estado do Rio Grande do Sul a produção é enorme e carrega rótulos de muita qualidade. Por fim, se você é fã de azeite, também encontrará uma diversidade. Aproveite para trazer mais qualidade ao seu tempero!

Conheça as atrações em uma viagem para Gramado

A princípio, ao criar um planejamento de férias — ou de um feriado —, pensamos basicamente em três aspectos, que são: o que e onde comer, onde se hospedar e o que fazer.

Ao programar uma viagem para Gramado, atrações não faltarão no seu roteiro, mas não se prenda apenas nessa cidade, porque os arredores também são muito convidativos.

Saiba o que fazer em Gramado

Pensando em maneiras de curtir suas férias na terra do chocolate, você precisa fazer um checklist de todas as atrações e pensar em quanto tempo permanecerá na cidade. Feito isso, o próximo passo de fato é se divertir.

Entre várias coisas que você pode fazer em Gramado, ao qual muitas já foram citadas, adicione lazer e cultura no seu cardápio. Isso mesmo! Em Gramado você poderá conhecer uma diversidade de lugares com propostas diferentes.

Dos principais pontos turísticos, deixamos algumas dicas de lugares incríveis, como:

  • Museu de Cera;
  • Museu de carros antigos que, inclusive, abriga carros que já pertenceram a celebridades como Elvis Presley e Marilyn Monroe;
  • Boreal Ice — um bar de gelo em Gramado.

Em Gramado você também pode programar passeios dirigindo carros de luxo, como Ferrari ou Porsche. Também tem um passeio de Limousine, mas, nesse, você vai como passageiro. 

Do mesmo modo, outras opções incríveis são:

  • mini mundo — um parque ao ar livre com réplicas de várias cidades em miniaturas;
  • Snowland;
  • Mundo a Vapor, que conta a história de progresso no Brasil e no mundo a partir de máquinas construídas a vapor;
  • as fábricas de chocolate;
  • passear pela rua coberta para curtir a gastronomia local.

Outra atração muito importante é o festival de cinema de Gramado. Inaugarado em 1973, esse é um dos principais eventos sobre cinema do país, e atrai milhares de pessoas para a região.

Juntamente com o festival de cinema (mas não menos importante) e para finalizar as atrações de Gramado, é muito convidativo curtir o seu festival de inverno, que é regrado por muito jazz, vinho e chocolate.

Veja outras atrações próximas a Gramado

Definitivamente, é impossível viajar para Gramado e não visitar a cidade de Canela, sua vizinha e muito próxima. Em Canela, você poderá conhecer atrações como o parque dos dinossauros, além de parques de diversão com vários brinquedos: trenó, pêndulo e quadriciclo, por exemplo.

Nesse meio tempo em Canela, você tem acesso ao famoso Parque Nacional do Caracol e sua famosa cascata com o mesmo nome.

Cada região tem seus pratos típicos e suas bebidas favoritas. Minas Gerais, por exemplo, é um estado conhecido por seus deliciosos queijos. Quando pensamos no Rio Grande do Sul, não podemos esquecer de suas diversas vinícolas com rótulos premiados pelo mundo.

Partindo de Gramado em um maravilhoso passeio de Maria Fumaça, você terá a oportunidade de conhecer diversas produções de vinho. As principais estão na cidade de Bento Gonçalves, como a Casa Valduga e Lidio Carraro.

Antes de tudo, o que você achou de todas essas programações que a cidade de Gramado oferece? Conseguiu decidir em qual época do ano será melhor para conhecer esse lugar incrível? Compartilhe este artigo com seus amigos ou familiares para definirem juntos!

Posts relacionados

Um comentário em “Conheça os verdadeiros encantos de uma viagem para Gramado

Deixe um comentário